Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores são elementos fundamentais de uma declaração estratégica que descreve a identidade e os princípios orientadores de uma organização, seja ela uma empresa, uma instituição educacional, uma ONG ou qualquer outra entidade.

A missão representa o propósito fundamental da organização, ou seja, por que ela existe. Ela define o que a organização faz, para quem e como. A missão é uma declaração concisa que descreve a razão de ser da organização e muitas vezes inclui informações sobre os produtos ou serviços que ela oferece, seu público-alvo e os valores que guiam suas ações.

A visão é uma declaração que descreve o futuro desejado da organização a longo prazo. Ela projeta onde a organização espera estar em um horizonte temporal específico, geralmente de cinco a dez anos. A visão é inspiradora, orientando os objetivos e metas de longo prazo da organização. Ela representa o que a organização almeja alcançar em termos de impacto ou sucesso.

Os valores são princípios éticos e crenças fundamentais que orientam o comportamento e as decisões da organização e de seus membros. Eles representam o caráter e a cultura da organização. Os valores ajudam a definir como a organização se relaciona com seus funcionários, clientes, parceiros e a comunidade em geral. Eles podem incluir conceitos como integridade, ética, inovação, responsabilidade social, entre outros.

Em resumo, a Missão descreve o que a organização faz no presente, a Visão representa o futuro que ela deseja alcançar e os Valores definem os princípios que guiam suas ações e decisões. Confira abaixo a Missão, Visão e Valores da Fatec Itu:


  • Missão: Oferecer educação superior profissional tecnológica de qualidade, através da formação de tecnólogos competentes, socialmente responsáveis, éticos e capazes de promover a ampliação e reprodução dos conhecimentos tecnológicos por meio de ações produtivas que privilegiem as demandas da sociedade em prol de uma melhoria de qualidade de vide da sociedade brasileira.

  • Visão: Ser uma instituição de excelência na educação superior tecnológica, reconhecida por prestar serviços de qualidade, relevância e ética, priorizando a sustentabilidade no meio onde está inserida e a inclusão social, sendo agente de desenvolvimento e transformação da sociedade.

  • Valores: Excelência e comprometimento com a educação superior tecnológica de qualidade; desenvolvimento de uma consciência crítica; Inovação e criatividade precedidas pela ética, que levam a construção e socialização do conhecimento e a consequente transformação do meio onde está inserida.

Esses são os princípios que moldam a Fatec Itu e orientam nossas ações diárias em direção a uma educação superior tecnológica de excelência, com impacto real na sociedade.